Gastronomia

Santa Maria Madalena, como boa cidade do interior, possui uma gastronomia farta e rica em produtos artesanais e nas famosas “comidinhas de roça”.
A comida madalenense é pura tradição. De geração em geração, através de suas receitas mágicas, é na cozinha que a vida dos madalenenses se transmite e revela suas variadas influências: suíças, portuguesas e africanas.

 

Para começar bem seu dia, nada como apreciar um delicioso e quentinho pão francês com manteiga produzida na região, queijo artesanal, iogurtes e demais produtos de laticínios. Todos produzidos aqui!!!

 

Para quem aprecia a gastronomia local, recomendamos o aipim (mandioca, macaxeira) cozido, bem molinho, ou frito, com um torresmo estourado na hora.
A especialidade da terra fica por conta de carnes nobres bovinas e suínas, acompanhadas de canjiquinha da roça e feijão temperadinho com ervas e pimentas locais (pimenta com jabuticaba/ pimenta com acerola, etc…).

Não deixe de provar os variados caldos, escondidinhos e o delicioso e famoso Angu à Madalenense. Quem visita a cidade nos meses de outono, pode saborear pratos confeccionados com fruta-pão.
Madalena ainda oferece, além de pratos regionais e típicos interioranos, saborosas massas, pizzas e lanches, com uma deliciosa maionese.

 

Beber, como em tantas outras cidades interioranas, aqui é também uma tradição. Na região são produzidas cachaças, licores e cervejas artesanais (Buzzi e Zuca) de excelente qualidade e sabor inesquecível. Nos dias frios, tem-se por tradição beber quentão, que aquece o corpo melhor que qualquer casaco.
Não podemos esquecer dos deliciosos doces caseiros, produzidos com todas as frutas da região, quer sejam em compotas, cocadas ou tortas, que certamente nos deixam com água na boca.

 

E para quem não acredita, venha a Madalena e confira nossas dicas!!!

Geologia

Cidade de Geologia do Estado de Rio de Janeiro

A região do Parque do Desengano, que em boa parte localiza-se em território madalenense, está inserida no cinturão de rochas com a denominação “Faixa da Ribeira”, que consiste numa parte erudita de montanhas que formam a Serra do Mar.
Entre 650 e 480 milhões de anos teve lugar uma colisão de duas placas tectônicas, conhecida como Orogênese Brasiliana, que provocou o surgimento dos maciços rochosos adjacentes à Baixada Campista.

O relevo do município de Madalena é bastante acidentado e apresenta várias montanhas que, juntas, formam as serras. Com vários afloramentos rochosos esculturais, a cidade ganhou título de “Cidade Geologia do Estado de Rio de Janeiro”.

 

Na região pode se observar as falhas, fraturas e contínua erosão pela exposição de rochas mais profundas, como os granitos e gnaisses, resultantes da solidificação do magma. Os principais minerais encontrados aqui são: quartzo, microlina, ortoclásio, biotita e plagioclásio.

 

Além da rica paisagem geológica, a cidade desenvolve uma atividade relacionada com artesanato mineral através de um projeto de qualificação técnica dos jovens na arte de confeccionar as peças decorativas a partir dos minerais e rochas. Os produtos deste projeto podem ser vistos no Artesanato Mineral.

O que dizem nossos clientes

Veja abaixo a opinião dos nossos clientes e amigos

Sandra Seara

Panejamos, adiamos, remarcamos e enfim fomos fazer o Tour Rural em Santa Maria Madalena. Apesar da chuva, o grupo não desanimou. Fomos recebidos pela Guia de Turismo Anna Mostowik, que além de conhecer muito da história de Madalena, mostrou estar super preparada para, junto com seus parceiros, lidar com imprevistos.

José Ricardo Lima Dias

Ótima opção para conhecer os principais pontos turísticos.
E nada melhor do que com quem sabe fazê-lo.

Catarina Teixeira

Para quem quer conhecer a região de Madalena, excelente escolha!!!!

José Antonio

Informações sobre turismo em Santa Maria Madalena – RJ