Parques Estaduais

Os destinos turísticos de natureza atraem anualmente milhares de turistas no mundo inteiro.  Esta tendência não poderia ser diferente entre os viajantes no  Estado do Rio de Janeiro, qual, com seus 12 Parques Estaduais, torna se um dos principais destinos de natureza no mapa nacional. Neste cenário, destaca-se o mais antigo de todos os parques, fundado em 1970, o Parque Estadual do Desengano, localizado em Santa Maria Madalena.

Qual o objetivo dos Parques Estaduais?

Parque Estadual é uma categoria de unidade de conservação, destacada pela sua imponente beleza e relevância ecológica. Um Parque possui como seu principal objetivo a preservação de ecossistemas naturais, protegendo integralmente a fauna e flora nativa, os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras) e outros recursos naturais (formas geológicas, etc.). Às áreas de atuação dentro de Parques possibilitam a realização das pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação ao ar livre e na natureza e a promoção de turismo ecológico, tanto na terra, como no ar e nos recursos hídricos. Os Parques devem também conservar os valores culturais, históricos e arqueológicos dentro da s Os Parques Estaduais possuem  um  papel fundamental para desenvolvimento econômico local e regional dentro da sua área territorial e nas zonas da sua abrangência.

No todo o estado de Rio de Janeiro, são milhares de hectares com natureza preservada, que com sua beleza exuberante, seus rios, cachoeiras e biodiversidade encantam os turistas.

Plano de Manejo

A visitação está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo INEA (órgão administrador no RJ) e àquelas previstas no regulamento da unidade. Os Planos de Manejo são uma ferramenta importante na preservação e uso público sustentável, visam possibilitar e incentivar a visitação pública, através as parcerias com o setor privado para construir uma infraestrutura necessária ao ecoturismo.

Quem conhece – preserva

As áreas de Parques Estaduais, sendo importantes patrimônios naturais, oferecem produtos e atrativos naturais que acabam sendo atraídos pelos turistas. As pessoas, dentro das unidades de conservação, em contato com a natureza conseguem entender melhor a importância de cuidar e preservar destas áreas, deixando as como um grande patrimônio e tesouro para as próximas gerações. O contato direto com a natureza, seus sons, sabores e beleza nos toca de forma inesquecível.